PRÊMIO ACIAS 2017

Prêmio ACIAS - Sobre

Descrição

É o prêmio de reconhecimento da Entidade para os empresários de qualquer segmento de mercado da economia local (comércio, indústria e prestação de serviços).

História

O Prêmio foi instituído pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré em 05 de setembro de 1989, ocasião em que recebeu o nome de “Troféu FUFO”, em homenagem ao saudoso empresário Fuad Assef Maluf.

Oportunidade

Participar do Prêmio ACIAS é a oportunidade que o empresário tem de ver seu trabalho reconhecido no meio empresarial e junto à comunidade. O empresário que tem perfil empreendedor e que sempre procura aprimorar o seu negócio, buscando inovações a fim de aumentar ainda mais sua produtividade e competitividade, tem a chance de ser escolhido e contemplado com o Prêmio ACIAS.

Solenidade

A solenidade de entrega do Prêmio acontece no mês de aniversário da ACIAS, preferencialmente próximo a data de fundação, que é 17 de setembro de 1969.

Regulamento da Premiação

O que é o PRÊMIO ACIAS ?

O Prêmio ACIAS foi instituído pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré em 05 de setembro de 1989, ocasião em que recebeu o nome de Troféu FUFO em homenagem ao saudoso empresário Fuad Assef Maluf, inicialmente ocorrendo a cada 02 (dois) anos, passando em 2013 a chamar-se somente Prêmio ACIAS.

O Prêmio ACIAS, é o reconhecimento da entidade para empresários e profissionais que tenham sido destaques na cidade de Sumaré. São empreendedores que a cada dia buscam mais qualidade de vida e condições de desenvolvimento para nosso município.

Participar do Prêmio ACIAS é a recompensa que o empresário tem de ver seu trabalho reconhecido e ter a merecida premiação entre seus pares, no meio empresarial e na comunidade. O empresário que tem perfil empreendedor, sempre procurando aprimorar o seu negócio, buscando novidades, inovações e tudo que possa aumentar, ainda mais, sua produtividade, tem toda a chance de ser escolhido e agraciado com o Prêmio ACIAS.

Neste ano de 2017 o Prêmio ACIAS terá um novo formato, sendo os agraciados escolhidos através de auditoria independente, realizada pela empresa Destra Consultoria, parceira da entidade.  Para se manter a idoneidade do prêmio, não serão aceitas inscrições de pessoas e empresas vinculadas à diretoria ou funcionários da entidade, bem como de patrocinadores do evento.

 

1 – CONDIÇÕES ESSENCIAIS PARA PARTICIPAÇÃO:

a – Ter exercido sua atividade durante todo o ano correspondente ao período de seleção;

b – Se for pessoa jurídica, estar constituída na forma da lei vigente, apresentar situação de regularidade de exercício de suas atividades, e ainda estar em dia com suas obrigações sociais com a ACIAS;

c – Se for Profissional Liberal, estar inscrito no respectivo órgão de classe, apresentar situação de regularidade de exercício de suas atividades, e ainda estar em dia com suas obrigações sociais com a ACIAS;

d – Ter domicílio fiscal na cidade de Sumaré/SP;

e – Não ter sido agraciado com o Prêmio ACIAS nas 2 (duas) últimas edições do prêmio, podendo no entendo participarem finalistas que não foram contemplados com o prêmio, bem como não ser patrocinador do evento.

 

2 – DAS INSCRIÇÕES:

a – Todas as empresas, entidades e profissionais que se enquadrem nas categorias de premiação constantes do item “3” infra, e estejam em conformidade com os critérios estabelecidos no item “1” deste regulamento, poderão ser inscritas e participar do processo seletivo.

b – As inscrições serão aceitas até o dia 10 de setembro de 2017, e poderão ser feitas no formulário constante do site da entidade www.acias.com.br.

c – O período de avaliação das atividades dos profissionais, empresas e entidades participantes do processo seletivo será o ano anterior ao da premiação.

 

3 – DO ENQUADRAMENTO DAS EMPRESAS

 As empresas serão classificadas em categorias, de acordo sua atividade desenvolvida.

 

4 – DAS CATEGORIAS INDICADAS.

 O Prêmio ACIAS tem em sua premiação as seguintes categorias:

  1. Indústria
  2. Comercio / Empresário (varejo)
  3. Prestação de Serviços
  4. Profissional da Área Rural

 

5 – DOS CRITÉRIOS E REQUISITOS PARA AVALIAÇAO:

 A avaliação dos candidatos será realizada por meio de questionários de autoavaliação e depois serão avaliadas com base em 6 pilares, sendo: Gestão, Logística, Inovação, Recursos, Vendas e Sustentabilidade, devendo comprovar, mediante evidências objetivas, o atendimento a esses seis pilares.

 

6 – DO PROCESSO DE SELEÇÃO

a – A avaliação e seleção dos premiados será realizada pela empresa Destra, na forma de auditoria independente, sendo levados em consideração os seguintes aspectos para a escolha da empresa ou profissional:

 

GESTÃO:

1) A empresa possui escopo (atividade principal da empresa) bem definido?

2) A empresa possui controle dos documentos e registros importantes?

3) Existe uma política de gestão da qualidade ou de varejo bem definida?

4) A equipe de trabalho conhece e aplica essa política em seu dia-a-dia?

5) Existe um indicador de satisfação do cliente com resultados satisfatórios?

6) Existe um indicador que monitore o desempenho geral da empresa?

7) Existem reclamações não resolvidas no PROCON ou no site Reclame Aqui?

8) Existe uma metodologia de análise e solução de problemas implementada?

9) A empresa possui alguma certificação (ISO 9001, Varejo Legal, etc.)?

 

LOGÍSTICA:

10) Possui controle de entrada e saída de produtos ou de execução de serviços?

11) A empresa adota alguma ferramenta de organização, como o Programa 5S?

12) A empresa realiza auditorias constantes para verificar o atendimento aos prazos acordados com os clientes para entrega de produtos ou prestação dos serviços?

13) Existem indicadores que monitorem o desempenho logístico da empresa?

14) A empresa comunica o cliente sempre que algum requisito não poderá ser atendido, como prazo ou disponibilidade?

15) É realizado inventário regularmente dos produtos e equipamentos da empresa?

 

INOVAÇÃO:

16) A empresa utiliza ferramentas de planejamento para controle das inovações?

17) Existe um cronograma anual com as campanhas que serão realizadas pela empresa, como promoções, lançamentos e outras atividades de inovação?

18) Foi concluído algum processo de inovação com resultados positivos em 2017?

19) São realizadas reuniões regulares entre as lideranças e os colaboradores?

 

RECURSOS:

20) A empresa possui controle de seu fluxo de caixa?

21) O RH estabeleceu todas as competências necessárias para todas as funções?

22) Todos os colaboradores atendem os requisitos de competência e treinamentos?

23) Existe um indicador que monitore o desempenho dos colaboradores?

24) Existe um processo de homologação ou de definição dos fornecedores?

25) Existe um indicador que monitore o desempenho dos fornecedores?

26) Existe um cronograma de manutenção preventiva dos equipamentos essenciais?

 

VENDAS:

27) A empresa realiza regularmente uma pesquisa de satisfação dos clientes?

28) Existe um canal direto para sugestões, reclamações e elogios?

29) Existe um indicador do processo de vendas?

30) Existem treinamentos regulares sobre os produtos ou serviços?

31) Todas as reclamações de clientes são registradas e tratadas?

 

SUSTENTABILIDADE:

32) A empresa promove o uso consciente dos recursos naturais e materiais disponíveis aos colaboradores, como água, energia, reciclagem, etc.?

33) Existe um compromisso com a segurança e saúde ocupacional?

34) A empresa possui um código de ética ou conduta, com foco nas partes interessadas, como clientes, fornecedores, concorrentes, colaboradores, etc.?

35) A empresa colabora com algum programa de responsabilidade social?

36) A empresa é associada à ACIAS e está com as obrigações em dia?

No preenchimento do formulário de auto avaliação, as respostas devem ser respondidas com “Sim” ou “Não”! Para cada resposta será atribuída uma pontuação referente ao atendimento ou não do requisito.

Serão desclassificadas as empresas inscritas e que tenham desenvolvido ações que tenham acarretado qualquer tipo de prejuízo à comunidade e ao meio ambiente.

A Destra será soberana em suas decisões, sendo o seu julgamento definitivo, não cabendo recursos ou apelação em hipótese alguma.

A Destra poderá realizar visitas e entrevistas com os indicados e inscritos, para fins de análise e aprovação/reprovação e exclusão do prêmio.

 

7 – DA PREMIAÇÃO

 Findos os trabalhos de seleção, a Destra comunicará os agraciados aos Gerentes da ACIAS, os quais deverão manter total sigilo sobre a informação, e se incumbirão da elaboração dos prêmios a serem entregues.

 

8 – DOS CASOS OMISSOS

 Os casos considerados omissos neste Regulamento serão submetidos à Comissão de Avaliação, cujas decisões serão soberanas, não cabendo recursos ou apelação em hipótese alguma.

 

Sumaré, Julho de 2017.