A HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO

A necessidade da existência de uma entidade que defendesse os interesses do comércio e indústria de Sumaré levou três comerciantes a formar uma comissão para iniciar os primeiros passos visando a consolidação da idéia.

A União

Era o dia 10 de setembro de 1969 quando Roberto Cordenonsi, Valter Pedroni e Oswaldo Benedito Dias Ferraz, membros do Lions Clube de Sumaré, se reuniram com outras pessoas para discutir a possibilidade. A reunião do grupo aconteceu na sede velha do Clube Recreativo, na Antonio Jorge Chebab. Esse primeiro encontro serviu para dar o pontapé inicial daquilo que viria ser nos dias de hoje uma das mais importantes Associações Comerciais da Região Metropolitana de Campinas (RMC): a ACIAS.

A Criação do Estatuto e Diretores

Ficou marcada para 17 de setembro, sete dias depois do primeiro encontro, no mesmo local, uma reunião onde seriam lidos, discutidos e votados o estatuto da nova entidade, bem como eleita a primeira diretoria executiva. Na ocasião foi formada ainda a comissão encarregada de divulgar e promover a entidade junto ao comércio e indústrias.

O Nascimento da Entidade

Em 17 de setembro de 1969 nascia a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré (ACIAS). O presidente eleito, Valter Pedroni, assumia juntamente com os demais membros João Rubens Gigo (vice), Pedro Fantinatto Netto (1º secretário), Oswaldo Benedito Dias Ferraz (2º secretário), Eurico Naves Leite (1º tesoureiro) e Osmar Troncoso Júnior (2º tesoureiro), o compromisso de lutar e defender a entidade, atuando como representantes junto à indústria e comércio da pequena Sumaré. Como diretores adjuntos tomaram posse outros 12 membros: Luiz Mario de Toledo, Dr. Manoel Rosa dos Reis, José Ferreira Quental, Manoel Alves, Vilmo Pedroni, Fernando Vasconcellos, Wanderlei Hartgers, Manuel Bento Marques Gomes, Flavio Pedroni, Sidney Garcia, Paulo Ferraz e Natalino Noveletto. A solenidade de posse contou com a presença do prefeito, na época, João Smanio Franceschini e a ata foi assinada por 21 pessoas.

Primeiros Trabalhos

Alguns dias depois da posse, a diretoria se reunia para dar seqüência aos trabalhos propostos, com o registro do Estatuto; divulgação no jornal e a confecção dos primeiros impressos. Na época, ficou estabelecida à quantia de NCR$ 10,00 (Dez Cruzeiros Novos) como cobrança de taxa de mensalidade, ou o que foi chamada de “corretagem”. As reuniões aconteciam mensalmente, visando fortalecer e tornar conhecida a entidade diante da comunidade, bem como dos próprios interessados.

Nem bem havia acabado de assumir e a primeira diretoria já tinha muito trabalho pela frente. Além da estrutura física que se fazia necessária para atendimento dos primeiros associados, alguns problemas envolvendo a feira livre na época também passava a ser uma cobrança constante por parte dos comerciantes, principalmente os da região central.

Primeiros Associados

Com a locação de um prédio na Avenida Sete de Setembro, ao valor de NCR$ 60,00 (Sessenta Cruzeiros Novos), a ACIAS associava os primeiros comerciantes, industriais e agropecuaristas. O presidente, Valter Pedroni, proprietário de uma loja de tecidos, foi o primeiro comerciante a associar-se. No ramo da indústria, Natalino Noveletto, diretor adjunto, foi o primeiro a associar sua indústria de engomagem, enquanto que outro diretor adjunto, Luiz Mario de Toleto, aumentava o rol de associados como agropecuarista. Todos os membros da diretoria tinham algum tipo de estabelecimento comercial, e automaticamente, se associavam, desde tipografia, armazém Gigo (hoje, a rede de supermercados Good Bom), dentista, etc. Inclusive, os advogados José Ireno Zacarchenko e José Osvaldo Ottaviano, que desde 1969 já eram donos de imobiliárias, ajudaram na elaboração do estatuto e regulamento da ACIAS.

As Melhorias

Desde esta época a ACIAS vem crescendo e se expandindo, conquistando com muito trabalho e respeito alguns progressos, sempre contando com a ajuda dos associados e parceiros.

SOBRE

A ACIAS é umas entidade de classe, sem fins lucrativos, que presta serviços aso seus associados e à população em geral.

Data de Fundação

17 de Setembro de 1969

Nossa Missão

Integrar empresas e comunidades, mantendo permanentemente o mais alto grau de qualidade e profissionalismo, prestando serviços aos assiciados e ao empresário, atuando de forma ética no desenvolvimento local.

Núcleo Associativo

Em seu quadro associativo encontram-se empresários representantes de todos os setores da economia, tais como Indústria, Comércio, Agropecuária, Prestação de Serviços, Profissionais Liberais, Entidades e Autarquias, contando com a maioria de seus associados estabelecidos no próprio Município. Buscando sempre o desenvolvimento tecnológico, a ACIAS dispõe dos recursos humanos e técnicos, que possibilitam à seus associados acesso em seus bancos de dados de maneira segura, rápida e cada vez com mais qualidade.

Prestação de Serviços

Os serviços oferecidos pela ACIAS tem como objetivo principal prover suporte aos associados, garantindo Qualidade, Preço Acessível, e Igualdade de Oportunidade para todos. Além dos serviços técnicos prestados pela ACIAS, são desenvolvidos trabalhos de Consultas SCPC, envio e recebimento fax, fotocópia, postagem de correspondência, guia telefonico (anual), jornal (mensal), orientação e pesquisa (voltados às necessidades do mercado empresarial sumareense), campanhas promocionais de interesse público, planos médicos (atendendo aos proprietários, seus dependentes, e funcionários). Todos os serviços prestados pela ACIAS têm como diferencial os custos bem menores que os praticados no mercado.

Sua Estrutura

Hoje a estrutura operacional desta entidade compete diretamente com grandes associações do Estado, contando com um alto nível de automatização, destacando-se entre as 3 melhores entidades mantenedoras de SCPC da região, tanto no que diz respeito ao processo de informatização quanto à prestação de serviços. Trabalhando ativamente, os associados contam com o apoio de 20 funcionários diariamente, garantindo qualidade e informação.

Foi criado em Abril/2005 o Departamento Comercial, com a finalidade de desenvolver um programa de fidelização e captação de novos sócios, tendo como principal objetivo a busca continua pela excelência dos serviços e produtos oferecidos pela ACIAS, bem como o aumento de sua representatividade. Um outro espaço desenvolvido pela ACIAS para a prestação de serviço as empresas é o MINI AUDITORIO localizado na sede da entidade, com capacidade para 40 pessoas, contando com estrutura de áudio e vídeo (Projetor de Imagem, TV, Retroprojetor, DVD, Vídeo Cassete e Ar Condicionado).

Participação Social

Os núcleos de decisões do município tem participação marcante da entidade, fazendo parte de vários conselhos municipais e regionais como:

  • CONTUR (Conselho Municipal de Turismo);
  • COMSEG (Conselho Municipal de Segurança);
  • Membro do Conselho do Pólo Têxtil de Americana, Sumaré, Sta. Bárbara, Nova Odessa e Hortolândia;
  • Membro do COMOP (Conselho Municipal do Orçamento Participativo);
  • Membro do Conselho da RMC – Região Metropolina de Campinas;
  • Projeto RECRIAR Sumaré, visando a reestruturação do centro histórico da cidade;
  • Comissão Municipal do Emprego;
  • Conselho Municipal de Saúde;
  • e outras atividades que buscam a melhoria da qualidade de vida do sumareense enquanto consumidor e cidadão.